segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Evocação de Lopes-Graça no seu Aniversário (2011)


“Lopes-Graça em Viena” na Casa Memória Lopes-Graça
Quinta – Feira, 16, 21h30

“Lopes-Graça em Viena” é o título de um das dezenas de programas de Televisão da série “A Música e o Silêncio” da autoria de António Vitorino de Almeida.
António Vitorino de almeida, sabendo que Lopes-Graça se encontrava em Belgrado propõe-lhe um salto a Viena, cidade que sabia Lopes-Graça nunca ter visitado.
O Programa acaba por ser uma visita guiada por Viena pelo então adido cultural da embaixada portuguesa aos locais mais emblemáticos dos compositores românticos que ali viveram. Visitam-se casas, jardins, estátuas, teatros e salas de concertos onde existem referências a Bruckner, Schubert, Brahms, Haydn, Mozart, Beethoven e Schoenberg e onde se ouvem dois dos maiores vultos da música portuguesa do século XX a conversarem sobre Portugal, Música portuguesa e europeia.
Na evocação a Lopes-Graça e por gentileza dos arquivos da RTP, pretende-se no conforto da Casa-Memória Lopes-Graça (boas cadeiras e ar condicionado…) visionar este programa contextualizando algumas das opiniões apresentadas no filme em ambiente de tertúlia e serão.
Será no dia 16 de Dezembro (Quinta-Feira), pelas 21h30 e as entradas serão livres.

Quinteto de Sopros
Cine-Teatro Paraíso, 17 de Dezembro, 21h30

Nas obras de Lopes-Graça dos anos 60, vários são os exemplos do afloramento dos limites do universo tonal.
Na sequência das 14 Anotações para quarteto de cordas, Lopes Graça escreve duas obras para quinteto de sopros (Flauta, Oboé, Clarinete, Trompa e Fagote) – “O túmulo de Villa Lobos” e “Sete lembranças para Vieira da Silva”, cuja orientação se mantém voltada para uma certa neutralização de tonalidade através da pequenas estruturas, seguindo de perto a linguagem da Segunda Escola de Viena.
Ao contrário do anunciado e por razões que não vêm ao caso, será “Sete lembranças para Vieira da Silva” a obra a apresentar, numa primeira vez enquadrada e analisada por pequenos excertos que possam contribuir para a audição mais consciente, que se lhe segue, na sua apresentação integral.
As “Sete lembranças para Vieira da Silva” é uma obra escrita em 1966 que teve a sua primeira audição em 1971, na Academia de Amadores de Música.
Obra intimista, com elevado grau de dificuldade de execução, será apresentada no palco do Cine-Teatro Paraíso, no dia 17 de Dezembro, data do aniversário do compositor, pelas 21h30, por um quinteto de sopros especialmente formado para esta efeito. A entrada é livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário