sábado, 1 de janeiro de 2011

Concerto interactivo com Aquela Nuvem e outra

Cine-Teatro Paraíso, Tomar, 28 de Fevereiro, Segunda-Feira, sessão às 11 horas;
sessão às 16H00 (sujeito a acertos…);
iniciativa integrada nas comemorações do Dia da Cidade.
Público Alvo: Alunos do 2º Ciclo
Organização: Casa Memória Lopes-Graça


A Casa Memória Lopes-Graça vai organizar um concerto com o pianista Jaime Mota e a cantora Beatriz Cunha, para apresentação da obra poética “Aquela Nuvem e outras”, leitura recomendada para o 2º Ciclo do Ensino Básico, da autoria de Eugénio de Andrade que Lopes-Graça musicou.

“Aquela Nuvem e outras” é uma colectânea de vinte e dois textos poéticos, conjunto de temáticas próximas do universo rural, com a presença de personagens e ambientes característicos, escrito num estilo muito próximo da oralidade e da tradição popular, dirigido preferencialmente a um público infantil.

Lopes-Graça musicou todos estes textos numa linguagem musical simples, para uma voz com acompanhamento de piano, criando uma envolvência sonora com um recorte estético contemporâneo, que suporta e reforça as próprias palavras e ambiência que descrevem.

A duração da obra (cerca de 25 minutos) para os níveis etários propostos, pressupõe uma sensibilização, exploração e mesmo conhecimento dos textos, que possibilite um concerto em inter-acção e partilha com os próprios alunos – espectadores.

Assim, com a colaboração das escolas da cidade espera-se desenvolver as seguintes actividades:

- Leitura expressiva, individual, de um ou vários textos.
- Leitura expressiva, em grupo, de um ou vários textos.
- Dramatização de um ou vários textos.
- Representação plástica de alguns dos textos.
- Entoação de alguma das melodias de Lopes-Graça
- Outras leituras fruto da imaginação e criatividade dos intervenientes…

Os trabalhos, ou alguns deles, poderão vir a ser apresentados no palco do Cine-Teatro numa “primeira parte” do concerto, alcançando-se assim a inter-acção em torno da obra referida.

Haverá uma sessão de manhã e outra de tarde, no Cine-Teatro Paraíso pelo que. é suposto cada participação das Escolas ser específica e apontada a uma das sessões.
Esta actividade é incluída nas comemorações do Dia da Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário