sexta-feira, 29 de maio de 2009

José Eduardo Martins em Tomar

Como resultado da colaboração entre o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) da UNL e a Casa Memória Lopes-Graça da CMT, esteve em Tomar o pianista brasileiro José Eduardo Martins para a realização de um concerto comentado com a 1ª audição pública da obra “Cosmorama” (dedicada à fraternidade dos povos em 1963) de Fernando Lopes-Graça.
Dado tratar-se de uma palestra-concerto, a sua realização esteve a cargo da Escola de Música Canto-Firme, tendo a respectiva apresentação sido da responsabilidade do Professor Mário Vieira de Carvalho em representação do CESEM.
No público puderam-se referenciar dezenas de alunos e professores de música, melómanos tomarenses e de fora de Tomar, para além de variadas personalidades do meio musical nacional.
Este concerto-comentado, que contou com o apoio da Antena 2, teve a duração de cerca de duas horas perante o interesse geral do público. A Câmara Municipal apoiou naturalmente este evento, tendo o respectivo Presidente oferecido uma salva com inscrição a assinalar o acontecimento.
José Eduardo Martins visitou ainda a Casa-Memória Lopes-Graça assinando o respectivo Livro de Honra onde deixou expresso: È com profunda emoção que entro e percorro a casa que viu nascer o grande mestre Lopes-Graça (…) o maior nome da música do século XX em Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário