segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Evocação de Lopes-Graça no seu aniversário


Evocação no Aniversário de Lopes – Graça

A 14, 15 e 16 - 18 horas - Música ao entardecer - Audições públicas de piano por classes das Escolas de Música da cidade na Casa Memória.

Quinta-16 “Lopes-Graça em Viena” Apresentação comentada de um programa de Televisão “A Música e o Silêncio” de 1978, de António Vitorino de Almeida na Casa Memória

Sexta 17 - 21h30 - Concerto de Quinteto de Sopros com a presentação da obra “O túmulo de Villa Lobos” – analisada e comentada por António de Sousa - Cine-Teatro Paraíso


A data do nascimento de Lopes-Graça, 17 de Dezembro, será sempre ocasião para evocação da sua obra na Casa onde habita a memória do compositor e tomarense.
Este ano, as actividades de evocação de Fernando Lopes-Graça serão essencialmente centradas na casa da Rua Joaquim Jacinto, nº25.
Em primeiro lugar, ao longo da semana com a actividade “Música ao entardecer”, desafio a jovens pianistas tomarenses para fruição do instrumento que ali se encontra ao seu serviço fomentando, em simultâneo, a presença de colegas, amigos e familiares em lugar tão musicalmente telúrico.
Na Quinta-Feira, à noite, realiza-se (pela segunda vez em Tomar) a apresentação comentada de um pequeno filme com a primeira visita que Lopes-Graça realizou a Viena de Áustria (1978), com Vitorino de Almeida como cicerone, onde percorrem e comentam locais e casas ligadas à história da música ocidental.
Á noite, no Cine-Teatro Paraíso, será a vez da apresentação de um concerto com um quinteto de sopros onde será apresentada uma obra de Lopes-Graça para aquela formação, analisada e apresentada em fragmentos previamente, antes da sua audição integral em concerto.
A Casa – Memória, tal como o Cine-Paraíso têm ar-condicionado e as entradas são livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário