terça-feira, 2 de junho de 2009

A aquisição de duas cartas de LG - para uma informação


Tratam-se de duas cartas, datadas de 1935, com 2 páginas cada, adquiridas em leilão e que reportam à estadia e permanência do compositor em Coimbra após a sua prisão e residência fixa em Alpiarça.
No ano de 1935, Fernando Lopes-Graça era professor no Instituto de Música de Coimbra, aluno da Faculdade de Letras da Universidade daquela cidade para onde foi residir em 1932, ano em que iniciou a sua colaboração com a Revista Presença e em que foi eleito Presidente da Assembleia Geral do Centro Republicano Académico. .
As duas cartas manuscritas em causa são precisamente de Lopes-Graça para os seus companheiros da Direcção da CRA.
A importância destes dois pequenos manuscritos assenta, em primeiro lugar, no teor das cartas, as quais revelam divergências com os seus companheiros de direcção e, inclusive, de um pedido de demissão que lhes apresentou. Estamos em presença de uma documentação que comprova uma forma de estar na vida de Lopes-Graça, para quem a verdade é o valor pelo qual tudo faz e sacrifica, incluindo divergências com companheiros de percurso político e ideológico.
Em segundo lugar, trata-se de um episódio não conhecido, importante para o aprofundamento do conhecimento da sua estadia por terras do Mondego.
Por último, trata-se de uma época em que o compositor continua a manter fortes ligações a Tomar (foi colega de república de Augusto Tamagnini e de outros tomarenses) e que por isso mesmo deverá ser, no futuro, uma época para cuja recolha de informação e documentação a Casa Memória mais vocacionada estará.
O preço pedido tratando-se de documentos históricos comprados em leilão, é aceitável e não pode ser considerado despropositado ou especulativo.
Por último, o facto de constituir um claro enriquecimento do espólio da Casa Memória Lopes-Graça que, recorde-se, tem vindo a ser melhorado com diversas doações particulares, o que não deixa de ser importante aos olhos de toda a comunidade cientifica.

Tomar, 6 de Abril de 2008

António Luís Linhares Corvelo de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário