segunda-feira, 4 de junho de 2012


Concerto de Piano por José Eduardo Martins

Auditório da Biblioteca Municipal, 11 de Junho, 21h30



José Eduardo Martins, pianista brasileiro de renome, iniciou os seus estudos musicais com o professor russo José Kiass tendo trabalhado mais tarde em Paris, com Marguerite Long e Jean Doyen.

Foi precisamente durante a sua estadia em Paris que conheceu e manteve contactos com Fernando Lopes-Graça de quem se tornou amigo e admirador.

Nos últimos anos, a convite da Casa Memória Lopes-Graça esteve várias vezes em Tomar, realizando concertos em que apresentou primeiras audições de obras do compositor tomarense,  como foi o caso de “Cosmorama” e de “Canto de Amor e de Morte (versão para piano)”.

Neste seu regresso a Tomar, além do concerto realizará, em simultâneo,  o lançamento de dois CD’s gravados na Bélgica onde estão incluídas as obras estreadas na cidade de Tomar.

O Concerto que o pianista realizará, no Auditório da Biblioteca municipal a 11 de Junho, pelas 21H30, está integrado nas comemorações do ano Portugal/ Brasil e consta de um programa que  confronta compositores portugueses e brasileiros, dois do século XX (Francisco Mignone - Lopes-Graça) e dois do século XXI, Francisco do Nascimento e Eurico Carrapatoso, sendo que deste último compositor será  estreada uma peça - Missa sem palavras (2012) 1ª audição  (Cinco Estudos Litúrgicos para Piano).

Como pianista, José Eduardo Martins realizou vários ciclos com as integrais de Debussy, Rameau, Mussorgsky e Francisco Lacerda tendo 18 Cd’s gravados na Bélgica, Bulgária e Portugal.  

            Como musicólogo é autor de diversos livros de música tendo realizado, paralelamente,  edições críticas das obras do compositor romântico brasileiro Henrique Oswald (1852-1931), por ele redescoberto.

            José Eduardo Martins é Doctor Honoris Causa pela Universidade Constantin Brancusi da Romênia e Acadêmico Honorário da Academia Brasileira de Música. Recebeu a Ordem do Rio Branco e, na Bélgica  de Sua Majestade Alberto II, Rei dos Belgas,  a comenda “Officier das Lórdre de la Couronne”.

            Para além de continuar a sua actividade de pianista é Professor jubilado da Universidade de São Paulo,  onde dirigiu o Departamento de Comunicações e Artes.

            Será assim um concerto de um elevado interesse e nível artístico aquele que será proporcionado ao público tomarense no Auditório da Biblioteca Municipal com entradas livres.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário