quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Nova doação de livros, discos e fotografias

Oferecido por Rui Martins, filho de Pedro Freitas Martins e de Virgínia Frazão, que durante décadas foram coralistas do Coro da Academia de Amadores de Música e amigos de Lopes-Graça, está em processo de catalogação um valioso espólio material representativo da obra de Lopes-Graça.
Moradores em Oeiras, e portanto habitantes próximos da Vivenda El Mi Paraíso, o convívio regular entre o casal de coralistas e o compositor estendeu-se muito para lá dos ensaios ao longo de décadas. O espólio agora recolhido é disso testemunho constando de mais de meia centena de livros do compositor, grande parte deles com dedicatórias personalizadas nos quais se inclueme e variadas primeiras edições, mais de uma dezena de livros de música coral, dezenas de albuns em vinil para além de CD's com a obra musical de Lopes-Graça, algumas entrevistas gravadas do compositor e dezenas de fotografias onde se devem destacar um pequena série com de originais com o músico caboverdeano travadinha.
Este é o segundo espólio oferecido à Casa memória lopes-Graça por coralistas do Coro da Academia, uma vez que a Casa Memória já tem em acesso público o espólio de Américo e Eugénia Brito que logo na abertura da Casa fizeram doação de um enorme, diversificado e valioso espólio documental.
A Casa Memória Lopes-Graça vê assim reforçado o seu acervo documental e alargado o leque daqueles que para ele têm contribuído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário